sábado, 15 de maio de 2010

Nigéria e suas características sociais.

A República Federal da Nigéria está localizada no continente africano e possui uma grande riqueza em recursos naturais. Essa nação possui o maior contingente populacional do continente, debaixo do subsolo nigeriano existe uma enorme reserva de petróleo, no entanto, isso de nada favorece a população que enfrenta uma série de mazelas sociais. Muitas vezes, o dinheiro tem destinos ilícitos, como o desvio de verbas e a prática da corrupção, dessa forma, os habitantes não são beneficiados com a arrecadação da receita.As cidades da Nigéria são caracterizadas por uma grande aglomeração de pessoas que convivem com o desprovimento de serviços públicos de infra-estrutura (moradia, alimentação, saúde, educação, renda, entre muitos outros), e isso tende só a piorar, uma vez que existem altos índices de crescimento demográfico. Estima-se que a população da Nigéria totaliza, aproximadamente, 154,7 milhões de habitantes, no subsolo nacional se encontra uma das maiores reservas de minério fóssil do mundo, são cerca de 1 milhão de quilômetros quadrados. Parece que essa imensa riqueza não consegue atingir a pobreza com a qual seus habitantes convivem, o país está entre os piores em qualidade de vida e um dos primeiros em níveis de pobreza.


Dados principais

Nome oficial: República Federal da Nigéria (Federal Republic of Nigeria).
Nacionalidade: nigeriana.
Capital: Abuja.
Idioma: inglês (oficial), línguas regionais (principais: hauçá, fulani, ioruba, ibo). 
Localização: centro-oeste da África
Densidade demográfica - 139 /km²
Moeda - Naira (NGN)
IDH da Nigéria - 0,411 – Médio Desenvolvimento Humano (158º lugar)
PIB (PPC) - US$ 294 bilhões (36º lugar)
PIB per capita - US$ 2.035 (137º lugar)
Forma de governo: República presidencialista.
Divisão administrativa: 36 estados. 
 
Densidade: 120,7 hab./km².
População urbana:
42% (1998).
População rural:
58% (1998).
Crescimento demográfico:
2,4% ao ano.
Fecundidade:
5,15 filhos por mulher.
Expectativa de vida M/F:
49/51,5 anos.
Mortalidade infantil:
87 por mil nascimento.
Analfabetismo:
65,9% .


 

 
Lagos na Nigéria



No mês de março houve um grande Conflito étnico na Nigéria que envolve questões religiosas e disputas por terras, teve 500 mortos e 200 feridos.




Um comentário:

  1. É Lamentável o que vemos pelas fotos e o que lemos.Enquanto esta nação num todo não admitir que Jesus é o Senhor da Humanidade, estaremos sempre tomando conhecimento do sofrimento daqueles que não pediram pra nascer. Que Deus tenha Misericórdia desse povo.Sabemos que para Deus nada é impossivel, pois tudo é dele e se a Nação clamar, não duvido que providencias serão tomadas. Lembrem do que ele fez para tirar Israel das garras de Faraó.

    ResponderExcluir